Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Convidado Especial




















Todas as viagens que fiz a Cuba foram como CONVIDADO ESPECIAL. Na abertura do Evento Pedagogia, bem como no encerramento, era convidado para ter acesso ao palco onde estavam Fidel, Assessores Especiais e Ministros. Milhares de participantes de várias partes do mundo, principalmente de toda a América do Sul, de grande parte do caribe e, não era raro, encontrarmos professores da Europa, principalmente da Espanha. Eram milhares de participantes. Lembro-me de um ano em que compareceram 13.000 professores. Quando o locutor oficial anunciava que Fidel já estava no recinto, palmas, gritos e os mais diversos slogans eram gritados. As bandeiras dos países presentes e faixas de saudação eram às centenas.

Houve um ano em que dois senhores que estavam sentados à minha frente, na galeria superior do teatro, levantaram-se e Fidel surgiu imponente do último degrau da escadaria, imponente: alto, silencioso e marcial. Ele, além de ser muito alto, mais alto ficava devido aos coturnos que calçava. De repente me vi sentado às costas de Fidel. Tive uma grande emoção. Nem todas as pessoas esperavam que isto viesse a acontecer, a não ser o serviço secreto (creio eu... claro). Lembrei-me dos meus velhos tempos de Atalaia Nova quando eu ouvia os discursos de Fidel no meu potente rádio Transglobe, com seis faixas de ondas.

Não havia luz elétrica na Atalaia Nova...nenhuma interferência...a voz era nítida e cristalina. Os discursos  de Fidel eram longos e didáticos, conscientizando o povo e a juventude para as responsabilidades de cada um na construção da nova Cuba. E agora, ali, ao alcance de minha mão, estava o dono daquela voz que hipnotizava , milhões de pessoas, na Praça da Revolução. No segundo dia eu fui convidado para assistir ao Evento Pedagogia junto com as autoridades que estavam no palco. Assim, começaram as minhas viagens a Cuba.

Fidel, que era um guerreiro na tribuna, era muito dócil e falava suavemente quando recebia os convidados especiais, normalmente, cerca de quinze, numa sala , não muito distante do local do evento.Era muito dócil, agradável e sempre sorridente, não se furtando a tirar fotos com seus convidados. Certa feita, colocou a mão sobre meu ombro para tirar esta foto que aí está. Dias depois, recebi a foto, vi a correspondência que o Palácio enviara ao Ministro da Educação (MINED) Dr. Ignácio Gomez solicitando que ele me fosse enviado.

Nenhum comentário: