Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viagens a Cuba - O início.
























Em 1991 eu ainda era Reitor da UFS – UNIVERSIDADE  FEDERAL DE SERGIPE cargo para o qual tinha sido eleito pelos três seguimentos da comunidade: Professores, Estudantes e Funcionários Técnicos administrativos. O Colégio de Aplicação também participou: Professores, Funcionários Técnicos administrativos e Estudantes.

Como Reitor eu não perdia uma reunião do CRUB – CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Quando foi colocada em pauta a votação pra sediar a REUNIÃO PLENÁRIA ANUAL daquela entidade, eu apresentei a UFS como candidata a sediar aquele evento. Após discussões, o nome da UFS foi aprovado por unanimidade. Voltei, conversei com a minha equipe de trabalho e os estudantes do Diretório Central de Estudantes - DCE e diretoria do Sindicato dos Técnicos administrativos. Convidei para conversar o Prof. Antônio Fontes Freitas, Professor da Casa, e portador de grande experiência administrativa por haver sido Secretário de Estado mais de uma vez inclusive Secretário Estadual de Educação. Ouvidas as idéias e sugestões, fiz um esboço da programação e levei na Universidade de Campinas onde conversei com o Magnífico Reitor daquela valorosa Instituição e Presidente do Crub Prof.Dr. Eduardo Coelho Pereira. Fechada a programação, eu passei a fazer os convites aos conferencistas. Entre eles, convidei através  da embaixada de Cuba o Dr. Vicino Alegrett – Ministro do MÊS – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, que compareceu com seus assessores e participou democraticamente dos debates.

Logo depois ele e o comandante Fidel Castro me convidaram a CUBA, onde acabei conhecendo Fidel pessoalmente, uma figura fantástica ao qual tive a oportunidade de conversar e trocar experiências. Fazia eu assim a minha primeira viagem aquele país. A qualidade e estrutura educacional chamaram a minha atenção. Fiquei sabendo que Cuba tem dois ministérios da Educação: o MÊS – que cuida da Educação Superior e o MINED - Ministério da Educação da República de Cuba, que cuida das atividades dos cursos que correspondiam aos nossos cursos: primário, secundários e profissionalizantes.

Fiz nove viagens a Cuba para Eventos de Pedagogia – passagem sempre por minha conta e eles me davam hospedagem em hotel de primeira e alimentação. Não conheci um analfabeto, a maioria dos adultos que conheci eram possuidores de diploma de Curso Superior. Espero ainda um dia voltar a Cuba. Inesquecível!

Um comentário:

Unknown disse...

Querido e inesquecível professor, até que enfim consigo chegar ao seu blog. Já passei por aqui inúmeras vezes, mas não entendia como se faz para ter acesso. Gosto muito do que leio sobre a sua incomensurável experiência de vida e seus ensinamentos que até hj são inspiradores da minha ação docente. Desejo ao senhor muitas felicidades e sucesso. Jamais esquecerei do senhor e das maravilhosas aulas de Língua Inglesa (conversação), Literatura norte-americana e Métodos e técnicas para o ensino da língua inglesa. Abraço e beijos de quem muito o admira, sua sempre aluna, Tânia.