Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Viagens a Cuba - Boas lembranças

Falava-se muito sobre Cuba, nas ruas, nos lares, nos bares. Os noticiários internacionais diziam muitas coisas contra Cuba. Os americanos conseguiram a expulsar Cuba da OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS em reunião realizada em Punta del Este, no Uruguai. Os americanos criaram o bloqueio, que até hoje existe. Ninguém pode comprar nada a Cuba nem vender nada a Cuba. O bloqueio é tão forte e ainda existe, apesar da Guerra Fria já haver se acabado, face o desmantelamento da União Soviética. Tudo isto porque Cuba escolheu o caminho do Socialismo.

A praça principal de Havana foi considerada PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, pela ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Todavia, seus prédios e monumentos estão gravemente comprometidos e deteriorados porque o bloqueio norte-americano não permite que a ONU envie os recursos para as obras indispensáveis.


Você não vê no exterior nenhuma notícia sobre a noite cubana. A impressão é de que não há vida noturna. Lá, vi que a noite cubana é cheia de música, vida, romantismo e beleza. Fui Levado pelos amigos do MÊS, a vários lugares de vida noturna como “LA TROPICANA” que apresenta espetáculos fantásticos, fundindo a arte da música caribeña com grande orquestra, cantores, conjuntos musicais, bailarinas e a arte circense. Uma beleza. Sabendo que gostava muito de boleros, levaram-me a uma boite chamada DOS GARDENIAS. Em todos os bons hotéis você tem música ao vivo. Em suma: em Cuba há vida noturna, sim. Lá tem Carnaval. Sem luxo nem desperdício do dinheiro público. Sempre se trata o dinheiro público com extremo cuidado: Deputados não têm salários. São eleitos para servir ao povo e à nação.

Para finalizar esta série de informações sobre Cuba, quero dizer da minha surpresa quando lá cheguei e vi os evangélicos trabalhando livremente nas ruas, levando a Palavra de Deus. Havia também um bom relacionamento com a Maçonaria. Houve choque com a Igreja Católica. Mas isto já está tendo uma solução encaminhada pelo novo governo: Cardeais e Bispos da Igreja Católica estão mantendo conversações com o Presidente Raul Castro para encontrarem soluções para as divergências. As conversações estão seguindo bem.

Nenhum comentário: