Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SÃO CRISTÓVÃO, a primeira capital - Capítulo 2

ONDE FICA SÃO CRISTÓVÃO?

Fica  a 25 minutos de Aracaju pela BR-101 e 17 minutos pela estrada João Bebe Água que nasce no campus da UFS – Universidade Federal de Sergipe

CALENDÁRIO DE FESTAS

Festa do Senhor dos Passos – Durante dois dias. Segundo sábado e segundo domingo da Quaresma.

Festival de Arte criado pela UFS, e incluído nos festejos  comemorativos  do sesquicentenário da Independência do Brasil. Presidente Médici determinou que fosse comemorado em todo o país.
Há cinco anos deixou de acontecer porque a Prefeitura de São Cristóvão assumiu a responsabilidade e não teve condições de executá-lo.
A Prof. Aglaé Fontes, atual Secretária de Cultura daquele município está empenhada em fazer renascer o FASC. Curioso é que aquela professora era aluna da UFS quando participou da COMISÃO ORGANIZADORA DO FASC.  Mesmo depois de formada e professora concursada daquela IES – Instituição de Ensino Superior continuou dando a sua valiosa colaboração durante 20 anos.

NÃO DEIXE DE VISITAR

O MORRO DO CRISTO – Lá está um monumento ao Cristo Redentor, com 16 metros de altura. Está situado na Colina de São Gonçalo, a 1 kilômetro do centro da cidade. Inaugurado em 20. 01.de 1926, Presidente da Província Dr. Maurício Graccho Cardoso.
Aliás, Dr. Graccho foi quem trouxe meu pai para Sergipe. Dr. Graccho foi Presidente interino do Ceará antes de ser eleito Presidente de Sergipe.

MUSEU DE ARTE SACRA - Riquíssimo e lindo Museu de Arte Sacra que funciona desde 1974. Surgiu de um convênio entre o Estado de Sergipe, Arquidiocese de Aracaju e Universidade Federal de Sergipe. Está localizada na ala esquerda do Convento de São Francisco.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO - Construída pela Irmandade do Amparo dos Homens Pardos, em 1680.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – É a Matriz. Fica na Praça Getúlio Vargas, perto da Prefeitura Municipal. Foi construída nos tempos dos Filipes da Espanha, entre 1837 e 1855. Sofreu algumas reformas.

CONVENTO DO CARMO – Construído nos séculos 17 e 18, época em que os Carmelitas possuíam muitos engenhos, riquezas e escravos. Fica no Largo do Carmo.
É um conjunto arquitetônico que se compõe de três partes:

                   Primeira – Igreja dos Senhor dos Passos ou Carmo Menor.
                   Segunda – Igreja do Carmo Maior
                   Terceira -   O Convento propriamente dito.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO -  Situada na Rua do Rosário. Construída no século. Serviu à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do homens pretos.

IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO -  Construção iniciada em 1683. Neste convento funcionaram, durante alguns anos, a Tesouraria Geral e a Assembléia Provindial.

Nenhum comentário: