Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ARACAJU ETC & TAL", DE ALENCAR FILHO, À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, por JORGE AMADO

O livro “ARACAJU ETC & TAL” foi lançado lançado na Capital de Sergipe por ocasião da posse do seu autor, Alencar Filho, na ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS, em fevereiro último, numa festa que reuniu os intelectuais, os homens públicos, os mestres universitários, os boêmios e muita gente do povo, comprovando quão significativa e estima é a presença desse escritor na vida cultural e popular de sua terra. Realmente Alencar Filho é um dos responsáveis pelo movimento cultural de Sergipe, orientando sempre a sua ação fecunda no sentido de valorizar, impulsionar e revitalizar a criação do povo em seus mais diversos aspectos.

Um menino da poderosa família Alencar, do Ceará, pujante. Veio para Sergipe na década de 20, o poeta Clodoaldo de Alencar, figura ímpar, homem de vasta cultura literária, tradutor de poesia francesa, um patriarca de quem tive a alegria de ter sido amigo. Tornou-se um mestre sergipano, mestre da vida e da poesia, e sua família, ao exemplo do clã cearense, floresceu nas letras e nas artes, fecunda e brilhante. Juristas, escritores, artistas, os filhos de Clodoaldo continuam a trajetória do pai.

Três deles me são particularmente caros: o artista plástico Leonardo, cuja obra ganhou ampla dimensão na Bahia e cujo nome fez conhecido e admirado nacionalmente: pintor, desenhista, gravador; poeta Hunald de quem apresentei o primeiro livro à Academia, há alguns anos, e que desde então só tem feito crescer em seu canto e o autor de “Aracaju Etc & Tal”, a quem conheço e estimo desde quando começou quase menino, a trabalhar dom temas folclóricos, a fundar grupos de teatro, a exercitar os mais diferentes meios de divulgar a cultura: espetáculos nas escolas, rádio, festejos, imprensa, televisão, universidade.

Nessa trajetória de incansável trabalho, tem contato com a colaboração de sua mulher Aglaé Fontes, ela também intelectual de alta qualidade. A atividade de Alencar Filho impulsiona realmente a vida cultural sergipana, é fator de propostas válidas e de múltimas realizações.
por JORGE AMADO

Nenhum comentário: